O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) encerrou nesta sexta-feira (21) na sua sede as atividades – palestra, exibição de vídeo educativo, brincadeiras em minipista e centro interativo -, que marcaram a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Mas as ações vão continuar nas escolas da rede estadual de ensino até o final deste ano.

A última escola a ir ao pátio do órgão foi Pequeno Céu, localizada em Cosme de Farias, que atende crianças entre 3 e 6 anos de idade. A professora Cleide Janse considerou a “oportunidade maravilhosa”, pois reforça o trabalho realizado na unidade. “Aqui, eles podem aprender de uma forma divertida e com elementos do trânsito como semáforos, faixa de pedestres e placas de trânsito”.

O aluno Ian Gabriel Cerqueira, 6, que cursa a alfabetização achou muito importante “aprender como atravessar a rua da maneira certa” e gostou de “brincar na minipista”. Desde a última segunda passaram pelo Detran a Escola Recanto Lápis na Mão, Escola Municipal Joaquim Magalhães, Hospital Irmã Dulce e Escola Pequeno Céu.

O Detran também encerrou no mesmo dia, no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia, o II Seminário Estadual da Década de Ações de Segurança no Trânsito, com a apresentação do coral do órgão sob a regência do maestro Márcio Medeiros.

Em seguida o major PM Ricardo Alves da Silva, pós-graduado em gestão e segurança no trânsito e membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da cidade de Concórdia, em Santa Catarina, realizou palestra sobre “O que você tem a ver com a segurança no trânsito?”.

O cantor Jorge Burguês, que esteve presente em todos os dias do evento, cantou uma versão da música ‘Human Nature’, de Michael Jackson, criada por ele e intitulada Paz Mundial no Trânsito’.

Representantes dos órgãos parceiros do seminário também realizaram um debate, onde cada um falou sobre as atividades realizadas para melhorar o trânsito no estado da Bahia de forma a contribuir para a preservação da vida. O mediador foi o assessor técnico do diretor-geral do Detran-BA, Genésio Luide Souza de Jesus.

Participaram ainda a coordenadora de planejamento e gestão do órgão, Maria Guadalupe Uzêda, o consultor de gerenciamento de projetos do Estado, Nilton Lima, os representantes da Polícia Rodoviária Estadual, tenente Jorge Lopes dos Santos Júnior, da Transalvador, Valdemar Nascimento, da Fenasdetran, professor Gilson Dantas, e da Sest/Senat, Jorge Luiz de Oliveira Castro.