O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) levou à Escola Municipal Joaquim Magalhães, no bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, atividades educativas para os alunos entre 10 e 13 anos de idade, que assistiram palestra e brincaram numa mini-pista e no centro interativo.

Para a instrutora de trânsito do órgão, Luzinete Paixão, “quanto mais informações passamos para as crianças, melhores pedestres eles serão hoje e futuros condutores amanhã. Além disso, por terem uma boa receptividade, repassam todas as informações adquiridas para os pais e cobram que estes sigam as leis”.

O aluno Miguel dos Santos Brito, 13, 5º ano, “acha que o Detran tem que ensinar as crianças a respeitar as normas do trânsito”. Ele disse ter se divertido com a dinâmica do aprendizado. Sua colega Karolyne Santos da Silva, 12, também 5º ano, considerou “a experiência ótima” porque terá “menos riscos de atropelamento e violência no trânsito”.

Para a professora Ivone Reis é extremamente importante a ação realizada pelo Detran, “pois começa educar desde cedo, para os alunos saberem quando é a sua vez de agir no trânsito como pedestre e motorista”.