Os investimentos de US$ 85 milhões que serão feitos pela Secretaria Estadual do Turismo, por meio do Prodetur, para dotar a Baía de Todos-os-Santos de infraestrutura náutica foram apresentados nesta quarta-feira (19) pelo secretário Domingos Leonelli a investidores e autoridades durante a abertura da Feira Náutica Grand Pavois, que acontece na cidade francesa de La Rochelle.

O evento reúne 104 mil participantes de todo o mundo, dentre eles empresários do segmento náutico, como fabricantes de embarcações e insumos, além de velejadores profissionais e amadores, visitantes e representantes do Ministério do Turismo do Brasil.

“Esta é a terceira vez que participamos da Grand Pavois, onde tivemos a oportunidade de apresentar o nosso projeto da Baía de Todos-os-Santos, que vai qualificar esta zona turística com a melhoria de sua estrutura, como a implantação de píeres e atracadouros, receptivo turístico, além do resgate do patrimônio histórico e capacitação de mão-de-obra”, disse Leonelli.

Para o diretor da Grand Pavois, Cristophe Vieux, os investimentos do Prodetur, somados às condições climáticas, farão da Bahia um dos principais destinos do turismo náutico no mundo.

O velejador e bicampeão olímpico Robert Sheidt, que participou da abertura do evento, também destacou os investimentos que serão realizados na Baía de Todos-os-Santos. “A Bahia apresenta um pioneirismo com esta iniciativa, e estes investimentos vão gerar frutos para a economia do estado e serão fundamentais para os turistas, principalmente na hora em que eles decidem o destino a ser visitado no mundo”.

Sheidt afirmou ainda que o Brasil é um país que, apesar de ter sido descoberto através da água, esqueceu a sua costa por muito tempo. “Agora, as autoridades devem aproveitar a parceria com a França para implantar uma infraestrutura, com a construção de marinas, as ações de segurança e a aprovação de leis que dêem tranquilidade para os estrangeiros que forem ao Brasil para fazer o turismo náutico”.

De acordo com o Ministério do Turismo, o objetivo da ação em La Rochelle é promover o destino e divulgar as oportunidades de investimentos existentes no Brasil, assim como obter transferência de tecnologia para a entrada do país no mundo econômico do turismo náutico.