Como parte das comemorações ao Dia Mundial de Turismo, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (27), o novo voo direto e regular Lisboa/Salvador/Lisboa, operado pela companhia portuguesa SATA Linhas Aéreas. Com capacidade para 220 lugares, o Airbus A330 pousou no pátio do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, por volta das 20h, trazendo a bordo artistas, operadores de viagem, autoridades políticas de Portugal, além da diretoria da aviação.

Acompanhado por duas baianas e pela superintendência da Infraero, o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli fez questão de dar as boas vindas aos passageiros, que permanecem em Salvador até o próximo dia 04 de outubro, para um city tour na capital e no Litoral Norte. “Com este voo regular semanal, passamos para oito a frequência de voos diretos entre Lisboa e Salvador. O que é uma coisa rara, ter duas companhias aéreas de um mesmo país, operando para um mesmo destino. Isso fortalece ainda mais o nosso turismo e tende a tornar Salvador um hub (portão de entrada) do Nordeste”, afirma Leonelli.

De acordo com o presidente da SATA, Antônio Menezes, a operação para o Brasil, sobretudo para a Bahia é um passo importante na estratégia de crescimento da empresa, que já atua no mercado português há 65 anos. “A Sata é uma companhia séria, que oferece um bom produto e boas condições de preço para todos os seguimentos. Estamos muito satisfeitos com essa nova rota. Acreditamos ser muita promissora”, declara Menezes. Ainda nesta sexta-feira (28), será inaugurada a nova loja da Sata, no Aeroporto Internacional de Salvador, às 19h.

Os voos semanais sairão sempre às quintas-feiras, às 15h20 de Lisboa com destino à Salvador, e decola do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães às 22h30, das sextas-feiras, rumo à terra lusitana. Com esse novo voo, Salvador passa a ter 12 voos semanais para Portugal e Espanha, sendo um da Sata, sete da TAP e quatro da Air Europa, o que deve aquecer a temporada de verão na Bahia.

Mercados importantes

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Espanha e Portugal enviaram cerca de 100 mil visitantes para a Bahia em 2011.