Até este domingo (9), Salvador sedia a I Semana da Diversidade e a XI Parada Gay com uma programação que inclui seminários, exposições, exibição de filmes, shows, entre outras atividades culturais. O evento, coordenado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), tem apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa na promoção do combate à homofobia e no fortalecimento da festividade como produto turístico.

De acordo com Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, a ideia é que o evento seja consolidado como um grande gerador de fluxo de turistas para a cidade de Salvador e seu entorno. “Criamos um novo produto, que é a soma de todos os eventos que já acontecem na cidade, mais uma programação especial. Além disso, formatamos um roteiro turístico e um trabalho de sensibilização com o trade e a Polícia Militar para atender e receber esse público específico”, explica.

A programação, gratuita, termina domingo (9), com a realização da 11ª Parada Gay, no Campo Grande, que este ano terá como madrinha a senadora Marta Suplicy.

Festival de filmes da diversidade

Até este sábado (8), a Sala Walter da Silveira exibe a Mostra de Filmes da Diversidade, uma produção do Mix Brasil de São Paulo. Em sua 19ª edição, o festival traz duas programações de curtas, quatro longas, dois documentários e duas ficções – obras premiadas em 2011 nas mostras do Festival no Brasil.

I Semana da Diversidade

Três exposições de artes visuais com pinturas, esculturas e utensílios podem ser apreciadas até este domingo (9), das 19h às 23h, no Bar Mocambinho, no Largo 2 de Julho, no Franco Lounge Bar, no Rio Vermelho, e no Beco dos Artistas, no bairro do Garcia, simultaneamente.

Seminário “Tecnologias e estratégias de prevenção em contextos específicos”. Local: Biblioteca Pública da Bahia (Barris), quinta-feira (6), às 18h.

Seminário “Religiosidade Afro e Inclusão LGBT na Bahia antiga e Contemporânea”. Local: Biblioteca Pública da Bahia (Barris), sexta-feira (7), às 18h.

Feira da Diversidade Cultural e de Negócios, na Praça do Campo Grande, reunindo produtos e exposições de serviços diversificados, sábado (8), das 9h às 20h. No local, o público confere ainda a apresentações musicais.

Domingo (9), 11ª Parada Gay – Concentração no Campo Grande, a partir das 10h com shows de transformistas. Saída dos trios, às 15h. A programação será encerrada Centro Histórico de Salvador, com a realização da festa Afther Party, nas praças do Pelourinho, a partir das 20h com apresentações de bandas musicais.