A forte ligação da Bahia com a África e a Europa foi a principal característica mostrada pelo Governo do Estado durante a quarta edição do Goal to Brazil, evento da Embratur que promove as 12 cidades-sede da Copa de 2014. Com apresentações de capoeira, música e degustação de pratos típicos baianos, Salvador foi a cidade anfitriã do evento, realizado nesta segunda-feira (17), em Paris, na França.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, fez uma apresentação para 300 convidados, entre operadores de viagem e jornalistas franceses, e destacou a infraestrutura turística do estado e os investimentos que estão sendo feitos para viabilizar a Copa de 2014 em Salvador.

“Temos 27 voos internacionais, mais de 130 operações diárias para destinos em todo o Brasil e um parque hoteleiro com 54 mil leitos, se somarmos o Litoral Norte com a capital. Além disso, há investimentos em qualificação profissional, requalificação da Baía de Todos-os-Santos, construção da Arena Fonte Nova, acessibilidade e sinalização turística, que somam mais de R$ 1 bilhão”, afirmou Leonelli.

O diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, disse que a França é o primeiro mercado europeu que recebe o Goal to Brazil e declarou que os objetivos dos eventos são fortalecer as relações com os operadores das cidades-sede e fidelizar os turistas para o período pós-Copa. “Dos 5,4 milhões de estrangeiros que o Brasil recebe, 20% são europeus”.

A Bahia recebe cerca de 50 mil franceses por ano. O país europeu é o quarto principal emissor de turistas internacionais para o estado, atrás apenas da Argentina, Espanha e Itália.

O evento contou também com a presença do secretário de Assuntos da Copa, Ney Campello, que assinou um protocolo de intenções para que a Bahia receba uma agência de notícias francesa durante o Mundial.

Os franceses que acompanharam o Goal to Brazil puderam conhecer algumas manifestações culturais e musicais da Bahia, com as apresentações da Banda Mametto e Grupo de Capoeira Mangangá, do cantor e compositor Tonho Matéria, além de saborear os quitutes da empresária e chef de cozinha baiana Dadá.