O Largo Dois de Julho, bairro tradicional do Centro Antigo de Salvador, terá as suas histórias contadas pelo programa Soterópolis, da TVE Bahia, nesta quinta-feira (27), a partir das 22h, e reapresentadas no próximo domingo (30), às 18h. Berço de intelectuais, boêmios e populares, o local abrigou e foi frequentado por personalidades destacadas no cenário cultural baiano, como o poeta Castro Alves, o escritor Gregório de Matos e o cineasta Glauber Rocha.

O programa terá a participação de convidados especiais, entre eles a historiógrafa do Arquivo Público da Bahia, Antonietta d’Aguiar Nunes, e falará da casa onde viveu Castro Alves, do Colégio Ipiranga, onde Glauber Rocha estudou, e de uma pensão onde moraram Moraes Moreira e Galvão, integrantes do grupo musical Novos Baianos.

O Soterópolis também destacará o Largo Dois de Julho como tradicional ponto de boêmios e lembrará da Boate Anjo Azul, fundada nos anos 50 pelo artista plástico Carlos Bastos, por muitos anos frequentada por artistas, pintores e intelectuais baianos, a exemplo de Mário Cravo Júnior e Genaro de Carvalho e tantos outros.

Além de antigas histórias, o Soterópolis mostrará aspectos do dia-a-dia atual do Largo Dois de Julho e seus moradores, o comércio diversificado, bares e restaurantes e também de sua movimentada noite. O programa é apresentado por Ricardo Castro e Vânia Dias.