A capacitação de jovens por meio dos programas desenvolvidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) agora conta com o Centro de Aprendizagem Antônio Lazzarotto, inaugurado nesta terça-feira (25) pelo governador Jaques Wagner, com a presença da presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e de outras autoridades.

Na ocasião, foi assinado um convênio de colaboração técnica com o Ministério Público do Trabalho, referente ao projeto Recomeçar, que tem como objetivo inserir 15 jovens egressos da fiscalização para erradicação do trabalho infantil no programa Jovem Aprendiz, das Voluntárias.

Ser economista é a meta da estudante Michele Silva, 19 anos. Ela faz parte do Jovem Aprendiz e já está trabalhando no Hospital Geral Roberto Santos. Michele informou que, por meio do programa, já fez cursos de atendimento ao cliente, comunicação, matemática financeira e básica e informática.

“Para o mercado de trabalho, além da experiência administrativa, o programa nos garante uma segunda opção, nos ensinando várias outras áreas. É fundamental ter um curso desses, com certificado de uma instituição consagrada como as Voluntárias Sociais”, declarou a estudante.

Segundo o governador, os programas das Voluntárias já estão consolidados, mas o processo de treinamento era disperso, não havia espaço para fazer a capacitação teórica. “Como esta casa da Secretaria da Administração estava vaga e foi disponibilizada, os jovens vão ter uma estrutura melhor, poderão treinar aqui e sair direto para um estágio dentro de diversos órgãos do governo”.

Wagner ressaltou que é um passo a mais dentro dos programas que se mostram extremamente exitosos. “Temos exemplos de diversos jovens que ganharam a vida através dessas oportunidades”. 

‘Ser humano treinado com muito carinho, com muito amor’

Fátima Mendonça explicou que as VSBA atuam com os programas Jovem Aprendiz, Mais Futuro e Jovem Cidadão. “A gente coloca o jovem no mercado de trabalho, tendo todo o atendimento anterior e a qualificação feita pela nossa equipe. A matéria-prima que oferecemos é um ser humano treinado com muito carinho, com muito amor”. Ela disse que já são mais de 1.200 jovens distribuídos pelas secretarias e outros órgãos parceiros, trabalhando e ajudando em casa. 

O Jovem Aprendiz, o Mais Futuro e o Jovem Cidadão atendem atualmente 1.272 jovens de 14 a 22 anos, que potencializam seus conhecimentos através de uma metodologia que prevê a educação teórica e a prática. Os programas incluem 500 horas de capacitação e dois anos de contrato na condição de aprendiz, com carteira assinada, vale-alimentação, plano de saúde e demais benefícios trabalhistas previstos em lei. Desde 2007, foram certificados 2.449 aprendizes.

Publicada às 11h10
Atualizada às 14h35