No mês em que completa um ano de atividade (outubro), o Balcão Previdenciário, iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), levará para os servidores do interior do estado os serviços oferecidos pela Previdência Estadual.

A nova etapa do projeto amplia a atuação e pretende atender, até 2014, servidores lotados em unidades administrativas descentralizadas, como as diretorias regionais de Educação (Direc) e de Saúde (Dires), bem como as universidades estaduais, batalhões da Polícia Militar, coordenadorias regionais da Polícia Civil, entre outros.

O objetivo é fomentar a disseminação da cultura previdenciária pelo estado, além de sensibilizar os servidores ativos para as questões previdenciárias que se iniciam com o ingresso no serviço público. Também visa facilitar o atendimento prestado pela Superintendência de Previdência Estadual (Suprev).

Aposentadoria

A primeira cidade a ser visitada pelo Balcão será Santo Antônio de Jesus, com atendimento nos dias 25 e 26 de outubro. A unidade será instalada na 4ª Dires, na sede no município, com atendimento estendido a todos os servidores efetivos lotados na região, que somam 1,3 mil trabalhadores.

O Balcão Previdenciário em Santo Antônio de Jesus funcionará das 8h30 às 18h, na quinta-feira (25), e das 8h30 às 12h, no sexta (26). A proposta é que todos os municípios-polo da Bahia recebam o atendimento, sempre utilizando a estrutura física da Dires, Direc e órgãos parceiros.

Entre os serviços disponibilizados pela Previdência Estadual está a simulação de aposentadoria, que registra o maior índice de procura entre os servidores. O atendimento é feito por meio de ferramenta que permite o conhecimento prévio das vantagens e gratificações que poderão ser incorporadas à aposentadoria.

Além disso, o Balcão Previdenciário também esclarece dúvidas sobre o desconto previdenciário ao Funprev e Baprev, orienta sobre a situação de servidores à disposição de outros órgãos e fornece informações acerca da política de investimentos dos recursos provenientes das contribuições ao fundo previdenciário do Estado.

No primeiro ano de atuação, 1.841 servidores de 39 unidades da administração estadual foram beneficiados pelos serviços do Balcão Previdenciário, que já atendeu órgãos dos poderes Executivo e Judiciário. Desde então, foram realizadas 22 visitas, com o atendimento de 3.022 solicitações.

Os órgãos do Estado que tiverem interesse em solicitar a visita do Balcão podem preencher e enviar à Superintendência de Previdência a ficha de inscrição, por intermédio de suas diretorias gerais, para o endereço suprev.atende@saeb.ba.gov.br ou através dos telefones (71) 3116-5408 / 5442