O núcleo operacional de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), em Santa Maria da Vitória, oeste da Bahia, começou a entregar aos agricultores familiares o material necessário para a implantação de Unidades Didáticas de Palma.

Vinte agricultores familiares serão beneficiados com arames e carros de mão, que ajudarão na demarcação do terreno, plantação e cultivo do cactáceo. O técnico agrícola, Joselito de Souza Barbosa, e o chefe de escritório, Sandro Lessa, estão diretamente envolvidos na ação, que faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, desenvolvido pela EBDA, que visa minimizar os efeitos do impacto da seca no semiárido baiano.

“Estamos oferecendo para o agricultor familiar formas e meios de garantir a alimentação do rebanho, no período de estiagem, contribuindo para a manutenção da bovinocultura leiteira”, disse Sandro Lessa.

O Programa

O Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar atua na implantação de unidades didáticas, de áreas e de biofábricas, com diferentes cultivares de palma adensada (nos municípios do semiárido) e cana (nos municípios fora do semiárido), nas Estações Experimentais da EBDA, e também com a distribuição de mudas.