As relações comerciais entre a Bahia e Portugal estão em pauta, desta quinta-feira (18) até sábado (20), durante o V Seminário de Oportunidades de Negócios Bahia-Portugal, que será realizado no Hotel Vila Galé Marés Resort Hotel, em Guarajuba. Com o objetivo de estimular e fortalecer parcerias, a expectativa é de que sejam fechados negócios nas áreas da agroindústria, construção civil, indústria naval e turismo. O embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Teles, participa do seminário.

Para o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Bahia, Antônio Coradinho, a semelhança e a potencialidade de desenvolvimento da Bahia e de Portugal poderão favorecer novas parcerias. “Atualmente, os investimentos de empresas portuguesas associadas à câmara chegam a R$ 2 bilhões” afirmou.

No final da próxima semana, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, chefia uma missão institucional e empresarial a Portugal, Espanha e França, buscando investimentos, parcerias e cooperação técnica na área de queijos, vinhos e defumados, dentre outras.

“Sabemos que a economia da Europa vive um momento complicado, mas este seminário dará a oportunidade para investidores estrangeiros conhecerem o potencial da Bahia”, disse Salles, que é fundador e foi por três vezes presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, instituição que promove o evento.

Na tarde desta quinta-feira, o secretário e o superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz, participam da conferência sobre cadeias produtivas, quando serão apresentadas as oportunidades de investimentos em queijos, uvas e vinhos na Bahia.

Câmara Portuguesa

A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Bahia é uma instituição apoiada pelo Conselho das Câmaras de Comércio Portuguesas e pela Embaixada de Portugal no Brasil. Desde 2003, o órgão promove e dá suporte à comunidade empresarial luso-brasileira na atração de investimentos, ampliação de network e na facilitação da busca de novos parceiros comerciais, criando boas oportunidades de negócios.

Atualmente, a câmara conta com mais de 150 associados, dentre os quais estão grupos agrícolas, hoteleiros e construtores, que representam mais de 45 mil empregos diretos e indiretos no estado.