Até a próxima quinta-feira (25), agricultores familiares estão recebendo informações sobre a palma adensada, das 8 às 12h, durante os Dias de Campo, promovidos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), como parte da Exposição Estadual da Agricultura Familiar (ExpoAgrifam). O evento está sendo realizado no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Por dia, aproximadamente 530 agricultores visitam o espaço da EBDA e participam do Dia de Campo, onde também estão sendo distribuídas mudas de palma para os produtores. No estande, onde está sendo realizada a ação, foram montadas quatro estações, que estão divididas por tema.

Na primeira estação, o visitante aprende sobre o preparo do solo, utilizando técnicas para a preservação e conservação, além de coleta de amostras para análise. Na segunda, são disponibilizadas informações sobre mudas de palma. “Aqui o produtor também aprende a fazer os cortes adequados, sejam para alimentação animal ou para plantio”, explicou o zootecnista da EBDA, Darlan Miranda.

A transferência de conhecimentos entre os técnicos de EBDA e os agricultores continua na terceira estação, onde são abordados os temas adubação e plantio, metodologia e o espaçamento entre as linhas e raquetes. Por fim, na quarta estação são abordados os tratos culturais e fitossanitários, momento em que o agricultor recebe orientação sobre a limpeza da área de plantio, tratamento de doenças e pragas.

Oportunidade

 Para o agricultor familiar Lourenço Gomes, residente no município de Ipirá, o Dia de Campo é uma grande oportunidade para adquirir conhecimento. “Tenho 74 anos e não perco as oportunidades. Acredito que sempre é tempo de aprender. Estou saindo daqui com técnicas importantes, que farão a diferença lá nas minhas terras”, disse o agricultor, que enxerga na palma uma alternativa de renda.