A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do país, mais de 650 mil famílias vivendo da pequena produção em todas as regiões do estado. Para ensinar esses agricultores a enfrentar a seca e aumentar a renda, está sendo realizada, no Parque de Exposições de Feira de Santana, a primeira Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), promovida até sábado (27) pela Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf) e pelo Fórum Estadual da Agricultura Familiar, com o apoio do Governo do Estado.

Em uma área de três mil metros quadrados, o pequeno agricultor pode conhecer até trinta tecnologias de baixos custo e complexidade, que ajudam a enfrentar a escassez de água e a falta de recursos naturais. As tecnologias utilizam materiais simples, que vão de tubos de PVC a rodas velhas de bicicleta para construir, por exemplo, equipamentos que facilitam a criação de animais, como o galinheiro móvel, ou o uso da água com a bomba rosário.

“Essa bomba pode ser montada com materiais simples que o agricultor tem na propriedade e comprando o mínimo possível. Com uma roda velha, uma correia e uma manivela é possível retirar água de poços com até 15 metros de profundidade, a um volume de até dois mil litros por hora. Isso evita o problema de retirada com balde, que é lenta e exige grande esforço. Já o galinheiro com rodas permite que as aves cisquem em todo o terreno sem que precisem ficar soltas”, explica o engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Hélio Arandas.

Durante a feira, a EBDA distribuiu mudas e peças para a montagem da bomba rosário. O material foi entregue a associações e cooperativas de agricultores familiares de várias regiões do estado, para que sejam repassadas aos agricultores.

Dia de Campo

As tecnologias agrícolas estão sendo apresentadas no estande da EBDA, que também promove o dia de campo, onde os agricultores familiares aprendem técnicas para aumentar a produção. Uma das culturas contempladas é a da palma. Os agricultores aprendem que, abandonando velhos costumes e adotando novas práticas, uma pequena propriedade pode multiplicar a produção.

“A gente fez a vida toda de uma forma que não é a certa, com um espaço maior entre as plantas e isso usava muita terra para produzir pouca quantidade. Hoje aprendemos no curso que podemos plantar mais perto, desde que na posição certa, e com pouca terra produzir uma quantidade maior. Vamos mudar e fazer como os técnicos nos ensinaram”, diz o agricultor Alex Lobo, que participou do Dia de Campo.

Governo lança editais e cria fundo para fortalecer agricultura familiar

Durante a Expoagrifam, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), anunciou a publicação de dois editais, um com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outro com o Ministério da Integração Regional, e anunciou a criação de um fundo com o Banco do Nordeste. Combinados, os investimentos vão injetar R$ 35,4 milhões na agricultura familiar da Bahia.

As ações visam fortalecer as cooperativas e associações geridas por agricultores familiares e trabalhadores que desenvolvem atividades econômicas em regime de economia solidária. A solenidade marcou ainda a comemoração do Ano Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com uma série de homenagens da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), seção Bahia.

Inscrições

O primeiro edital assinado foi o 001/12 CAR/BNDES, de seleção de projetos de apoio a empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, cujo valor é da ordem de R$ 12 milhões. As inscrições estarão abertas no período de 28 de novembro a 10 de dezembro deste ano. A iniciativa vai selecionar 43 projetos em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, com valores de R$ 200 mil, R$ 400 mil e R$ 600 mil, privilegiando as principais cadeias produtivas rurais e urbanas no Programa Vida Melhor.

O outro edital, 002/12 CAR/Ministério da Integração Nacional, tem como objetivo selecionar 36 associações ou cooperativas para a implantação de agroindústrias simplificadas e agroindústrias polivalentes de beneficiamento de frutas. O valor total deste edital é de R$ 18,4 milhões e receberá propostas até o dia 14 de novembro deste ano. O site da CAR disponibiliza o Formulário de Inscrição (Manifestação de Interesse), e mais informações dos dois editais.

Linha de crédito

Foi encaminhado, pelo Governo do Estado, à Superintendência do Banco do Nordeste na Bahia, uma minuta do termo de convênio que transforma o fundo do programa de financiamento do Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Região do Rio Gavião (Pró-Gavião), em fundo de crédito CAR/Bahia Cooperativa. Foi criada assim a linha de crédito Bahia Cooperativa, destinada à formação de capital de giro para as cooperativas e associações de agricultores familiares. Os recursos iniciais do fundo são de R$ 5 milhões.

Esta nova linha de crédito, de acesso facilitado para as cooperativas e associações, terá juros de 6 % ao ano, com rebate de 50% para as prestações pagas em dias e prazo de até cinco anos para reembolso. “É um dia de parabenizar a agricultura familiar atendida pelo Governo do Estado nesse trabalho, que tem várias mãos em um esforço conjunto para evitar o êxodo rural e combater a pobreza no campo”, afirmou o secretário da Integração e Desenvolvimento Regional, Wilson Brito.