A Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) do Estado da Bahia anunciou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará compra de milho por meio de Contratos de Opção de Venda público na Bahia e no Paraná. Ao todo, serão 150 mil toneladas, para este ano, sendo 75 mil no Paraná e outros 75 mil na Bahia.

A operação na Bahia será destinada aos estados do Nordeste, enquanto que a produção do Paraná abastecerá Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O anúncio, segundo informação da Seagri, foi feito após reunião, terça-feira passada (2), entre os ministros do Mapa, Mendes Ribeiro Filho, e da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília.

A compra do milho será autorizada por meio de Portaria Interministerial, a ser assinada entre os ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento, cabendo a operacionalização à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), Eduardo Salles, titular da pasta na Bahia, disse que a notícia é muito boa, mesmo sabendo que vai demandar algum tempo para que o milho chegue até os criadores nordestinos.