O Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado desta quarta (31) até sexta-feira (2 de novembro), na Cidade do Saber, em Camaçari, apresenta oficinas temáticas, painéis de debates e grupos de trabalho para a construção das agendas regionais. O evento reúne representantes de prefeituras da região Nordeste e conta com painéis e palestras apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Com o tema ‘Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Desigualdades Regionais e a Gestão Municipal’, durante o encontro, estão sendo discutidos a política de assistência social na Região Nordeste e os desafios relativos à problemática da seca. O evento também é preparatório para o Encontro Nacional, previsto para março de 2013. Este é o primeiro de uma série de encontros que serão realizados em todas as regiões do país pelo Congemas.

“Precisamos saber como lidar e conviver com o problema, discutir e promover políticas efetivas para dar uma vida mais digna à população”, disse a secretária municipal de assistência social de Camaçari, Jailce Andrade.

Participação

Gestores Municipais, técnicos, prefeitos eleitos com as equipes de transição já definidas, profissionais da área e pessoas interessadas nessa temática participam do evento. Entre os temas tratados nas oficinas estão a estrutura de operacionalização dos Fundos Municipais de Assistência Social, a reestruturação institucional dos órgãos gestores para adequação ao Suas, o papel do Judiciário e do Ministério Público na execução dos serviços sócio-assistenciais e o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

“Para construir uma nação mais próspera e mais justa precisamos saber quantos e quem são aqueles que mais precisam. Vamos tratar das particularidades e dos problemas com o olhar de quem conhece, de quem acompanha de perto, sejam agentes de saúde, gestores ou nós, pessoas que se debruçam sobre este tema. Vamos driblar os desafios e trabalhar para minimizar a fome e a miséria”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes.