O Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), participa nestas terça e quarta-feira (23 e 24) do Fórum Soccerex na África, em Durban, no Centro de Convenções do Southern Sun Elangeni.

Dentre as ações baianas no evento internacional está o ‘Networking Café’, espaço de relacionamento para atração de investidores e turistas do continente africano, que visitarão o Brasil no Mundial de Futebol. Reuniões com as federações sul africanas de futebol e outras do continente africano também estão programadas.

Visita técnica

Na manhã desta segunda, o coordenador de Relações Internacionais e Esportiva da Secopa, Marco Costa, realizou uma visita técnica ao Estádio Moses Mabhida, em Durban, que foi sede dos jogos da Copa de 2010 e contou com investimento de US$ 350 milhões. De acordo com ele, a arena, inaugurada em 2009, é o segundo maior estádio do mundial da África do Sul, sendo “um belo equipamento, multifuncional e de última geração”. Seu nome é uma homenagem a um dos líderes da luta contra o apartheid.

Após o Mundial, o arco superior de 106 metros de altura e em formato de ‘y’, inspirado no arco do Estádio de Wembley e que faz referência à bandeira da África do Sul, recebeu um bondinho, com a finalidade de fortalecer o turismo da região. Do passeio nas alturas é possível observar uma vista privilegiada da cidade e de suas praias.