O projeto assinado pelo arquiteto catarinense Chirochi Shimizu é o vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura das Arenas Culturais. O resultado foi divulgado durante a cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, em Salvador.

As arenas culturais vão reunir, durante a Copa do Mundo, a produção cultural brasileira em espaços coletivos de convivência nas 12 cidades-sede da competição. Participaram da solenidade de entrega o governador da Bahia, Jaques Wagner, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e os secretários estaduais da Cultura, Albino Rubim, e para assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Ney Campello.

Segundo Wagner, que agradeceu e elogiou a escolha da Bahia como sede da premiação, o concurso mostra como esporte e cultura devem andar lado a lado. “O esporte é também um patrimônio cultural, uma paixão nacional, assim como a música, o teatro e todo tipo de manifestação. Eu espero que esse seja um espaço para que a gente possa se mostrar para o mundo”.

Na capital baiana, a proposta é criar uma espécie de corredor cultural ao longo do Centro Histórico. O roteiro inclui pontos turísticos como o Terreiro de Jesus, no Pelourinho, as praças Municipal e Castro Alves, além do Mercado Modelo. Os quatro espaços temáticos serão divididos entre manifestações tradicionais, exibição de filmes brasileiros, economia criativa e artes.

Premiação

“Esse espaço vai representar não só a identidade do brasileiro, mas também a sua cultura e suas raízes”, declarou Shimizu. Além do prêmio de R$ 25 mil, ele também assina um contrato no valor de R$ 315 mil com o Ministério da Cultura. Os recursos são destinados à elaboração do projeto executivo. O segundo lugar e a premiação de R$ 15 mil ficaram com o projeto de autoria da Oficina AO SC, do Rio de Janeiro. Os dois finalistas foram selecionados entre cinco projetos inscritos.

O concurso foi organizado pelo Grupo Gestor de Cultura na Copa, formado por representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Secopa), pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa).

Acervo será itinerante

Marta Suplicy destacou a chance de integração entre as diferentes culturas do país. “O interessante é que o acervo vai viajar, circulando entre as cidades, e vai ser bastante rico porque é uma oportunidade incrível para que possamos mostrar a nossa cultura para o povo de fora e também para o nosso próprio povo”.

Para Ney Campello, a Copa, no mês das festas juninas, vai dar ainda mais visibilidade para a cultura nordestina. “Nós podemos ter uma programação muito próxima entre os estados do nordeste brasileiro”. Campello observou que o forró e o São João, que não são somente elementos da cultura baiana, vão se apresentar de forma ainda mais expressiva. “São características também de Pernambuco, do Ceará e de todas as sedes da região. Então essa aproximação é muito proveitosa”.

A premiação teve espaço ainda para uma rápida apresentação dos músicos Carlinhos Brown e Margareth Menezes com a participação de percussionistas do Olodum. Uma amostra do que a Bahia vai apresentar nas Arenas Culturais.

Publicada às 18h
Atualizada às 23h50