Celebrar o Dia das Crianças com cultura e muita diversão. Esta é a proposta dos espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), que na próxima sexta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, vão funcionar normalmente e são uma boa alternativa para fugir dos programas convencionais e levar a criançada para apreciar boas histórias e belas exposições nos museus.

No Palacete das Artes Rodin Bahia, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias leva a meninada a viajar no mundo da literatura e das artes, com cenários inusitados formados por tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano. Crianças com idade a partir de dois anos podem participar das sessões de contação de histórias, que acontecem às 14h30 e às 16h. Serão disponibilizadas 50 vagas por apresentação. Os interessados devem agendar previamente a participação através do telefone: (71) 3117-6986. A atividade é gratuita.

Também no Palacete das Artes, pais e filhos podem conferir 62 peças em gesso do escultor francês Auguste Rodin na exposição Auguste Rodin – Homem e Gênio, que fica em cartaz até 31 deste mês. O espaço oferece ainda a mostra Modigliani: Imagens de uma Vida.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), os pequenos podem visitar a exposição Jorge Amado e Universal e mergulhar no universo do grande escritor baiano.

Crianças com deficiência visual podem apreciar cerca de 30 obras, dentre azulejos relevados, medalhões e objetos tridimensionais, como vasos, jarros e garrafas feitos pelo ceramista alemão Udo Knoff, na exposição Toque de Luz – Um Novo Olhar sobre a Obra de Udo Knoff, em cartaz no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no Pelourinho.

Todas as exposições têm entrada gratuita. A programação completa está no blog da Dimus.