A secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Mara Moraes, e o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-Ba), Naidison Baptista, representaram a Bahia na Segunda Cúpula de Regiões do Mundo sobre Segurança Alimentar e Nutricional, esta semana, em Medellín, na Colômbia. Eles divulgaram os programas de segurança alimentar implantados no estado.

Mara Moraes destacou programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem fortalecido a agricultura familiar e atendido à demanda de suplementação dos beneficiários, o Leite Fome Zero, que favorece o estado nutricional das famílias baianas, com a aquisição de leite para crianças de zero a seis anos, e garantindo renda aos pequenos produtores de leite, o projeto Cisternas, o Mais Água, o Vida Melhor, entre outros projetos que estão fazendo diferença na vida do baiano.

Em três dias de encontro, mais de mil pessoas, representando cerca de 30 países das Américas, África e Europa, debateram e refletiram sobre o papel das regiões, tanto por parte da sociedade civil quando pelo poder público, na implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional para a garantia ao acesso aos alimentos necessários ao desenvolvimento do cidadão. Lá estiveram especialistas no assunto, governadores, gestores públicos, integrantes de conselhos indígenas, agricultores familiares e outros segmentos.

O Brasil foi um dos países citados na Cúpula, por conta do sucesso dos programas de governo implantados nos últimos anos. Os programas de transferência de renda, a ampliação de acesso à água e saneamento, aos serviços de saúde e o aumento de forma integrada da qualidade de vida do brasileiro foram os exemplos de êxitos lembrados pelo governador do estado de Antioquia, Sergio Fajardo.