Quem foi almoçar, nesta terça-feira (16), no Restaurante Popular da Liberdade, além de interagir com as intervenções artísticas, pôde degustar torta vegetariana, bolinho de casca de batata, refrigerante caseiro e outras preparações à base do aproveitamento integral dos alimentos. O cardápio especial integra a programação da Semana Mundial da Alimentação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

De acordo com a nutricionista Elane Marques, a unidade promove o fornecimento de 2,5 mil refeições diárias, oferecidas preferencialmente à população de baixa renda e em vulnerabilidade nutricional. “O acesso ao alimento é prioritário para os aposentados, desempregados, trabalhadores informais e pessoas em situação de rua. Cada refeição custa apenas R$ 1 e menores de cinco anos não pagam.” esclarece.

Há três anos frequentando o restaurante, a aposentada Maria Isabel Viana conta que, com a alimentação balanceada, ficou livre do alto nível de colesterol. “Deixei até de utilizar a sinvastatina, medicamento utilizado para controle da doença. Hoje, além de melhorar a minha qualidade de vida, economizo com o preço da refeição”.

A Semana Mundial da Alimentação segue até sexta-feira (19), com atividades socioeducativas nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) e nas Unidades de Inlcusão Socioprodutivas (Unis).