Estudantes das escolas Comunitária da Histarte e Municipal Nossa Senhora dos Anjos encenaram terça e nesta quarta-feira (16 e 17) a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, no Teatro Salesiano, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador.

A ação, que integra o projeto Jovens Líderes: Literatura e Cultura, faz parte dos Projetos Inovadores para a Educação Básica (Piceb), iniciativa desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a ONG Pierre Bourdieu.

A peça é baseada no livro infanto-juvenil de Jorge Amado, escrito em 1948. A programação prevê ainda apresentações das peças Capitães da Areia e A Bola e o Goleiro, também inspiradas em livros do escritor baiano, que serão encenadas pelos alunos das escolas Olga Figueiredo de Azevedo (dias 18 e 23 deste mês) e União Comunitária (dias 24 e 25).

O Jovens Líderes, que também está comemorando o centenário de nascimento de Jorge Amado, busca realizar oficinas teatrais com os estudantes utilizando textos infanto-juvenis do autor. Para isso foram selecionados 100 alunos do quarto ao nono ano de escolas municipais de Salvador.