Durante as eleições municipais de 2012, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia prestou 564 atendimentos aos cidadãos. Deste total 70% foram denúncias, 20% informação, 6% reclamação, solicitação representou 3% e sugestão 1%. A Ouvidoria Geral, que trabalhou em regime especial nos dias 6 e 7, e neste sábado (27) e domingo (28), recebeu 72% das demandas via telefone, seguido pela internet com 23%.

Entre os assuntos mais frequentes destaque para pedidos de informações sobre o pleito eleitoral, com 20%, seguido por 15% de denúncias de compra de votos e 11% de boca de urna. Salvador (21%), Santa Bárbara (12%), Seabra (4%), Aurelino Leal (4%) e Utinga (2%) foram as maiores cidades em número de registros.

Na avaliação do ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, a atuação da OGE contribuiu "para fortalecer a democracia e possibilitar aos eleitores um canal de comunicação sobre o período eleitoral, seja para tirar dúvidas ou denunciar irregularidades", pontua.