A sociedade baiana conheceu, nesta quinta-feira (25), os 14 projetos aprovados de cursos de qualificação profissional e ações socioeducativas, referentes ao Projeto Legados Sociais da Copa 2014. A cerimônia de assinatura do termo de responsabilidade, que deu início às atividades, foi realizada no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira).

Realizadas pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), com investimento de R$ 700 mil, as iniciativas serão aplicadas aos eixos Meio Ambiente e Saúde (três projetos, em Salvador e Maraú); Educação, Cultura e Esporte (sete projetos, em Salvador); Trabalho e Geração de Emprego e Renda (três projetos em Salvador e São Francisco do Conde); e Cidadania e Direitos Humanos (um projeto, em Salvador).

“Uma Copa já começou na Bahia, que é a das pessoas, da oportunidade única e singular. A Copa dos legados depende de cada um de nós”, afirmou o secretário da Secopa, Ney Campello. Segundo ele, o objetivo da celebração do convênio com a Uneb é “incentivar a sociedade a tomar conhecimento de que podemos aproveitar a janela de oportunidades da Copa, para oportunizar legados ambientais, culturais e socioeducativos”.

Projetos

Ansiosa para iniciar as atividades do projeto aprovado, que proverá um Curso de Formação de Protetores Ambientais e será executado pelo Instituto de Ciências Gênesis, a representante do instituto, Célia Melo, afirmou que o principal objetivo é formar multiplicadores para a preservação ambiental na península de Marau, um dos destinos turísticos da Bahia. “Com a Copa do Mundo, a cidade ficará mais acentuada e, com certeza, virá muita gente de fora conhecer a região.

Dentre os projetos está ‘Olhar dos Dedos’, que será executado pela Santa Casa da Misericórdia e está previsto para acontecer a partir de dezembro deste ano. A iniciativa proporcionará, a duas mil pessoas com necessidades especiais, do Instituto Baiano de Cegos, a participação em uma exposição sobre as últimas 10 Copas do Mundo e o Mundial de 2014, que acontecerá no Brasil. Para a responsável pelo projeto, Jane Palma, o convênio, estabelecido entre a Secopa e a Uneb, é de grande importância. “Além de agregar valores socioculturais, também apóia trabalhos acadêmicos”.