Atletas do boxe e dirigentes apresentaram, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), nesta terça-feira (30), os troféus e medalhas conquistados neste mês de outubro, no X Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino e no 4º Brasileiro de Boxe masculino juvenil, realizados em Palmas-TO.

Com a participação de 183 atletas de 16 estados, a Bahia foi campeã por equipe no feminino e vice-campeã, no masculino. No feminino, a Bahia somou 32 pontos, graças ao desempenho das suas atletas, que venceram em quatro categorias, com Érica Matos, Cássia Fonseca, Andréia Costa e Eliana Dantas. A Bahia ainda disputou outra final, com Thainá Santos.

No 4º Brasileiro de Boxe masculino juvenil, a equipe baiana ficou em segundo lugar, conquistando 18 pontos. Frank Souza e Arisson Tavares foram campeões de suas categorias, enquanto Malvedio Bonfim Neto e Carlos Vitor Santos foram vice-campeões.

Atletas medalhistas têm apoio do Programa Bolsa Esporte

Para a medalhista de ouro na categoria até 48 quilos, Érica Matos, que também disputou, este ano, os Jogos Olímpicos de Londres, o esporte na Bahia tem crescido graças ao apoio que tem recebido. “Estou muito feliz em ter conquistado mais uma medalha de ouro, representando a Bahia, no Brasileiro, pela sexta vez. O apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Bolsa Esporte, tem nos ajudado muito”, disse Érica, que complementa: “precisamos de maior divulgação da mídia, para que as pessoas conheçam nossos atletas”.

Além dos campeões brasileiros, estiveram presentes também atletas renomados como Pedro Lima, medalha de ouro no Pan, do Rio de Janeiro, disputado em 2007, e Adriana Araújo, primeira mulher a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. O bronze, conquistado por ela em Londres, neste ano, serviu para uma maior divulgação do boxe no Brasil e na Bahia, além de estimular novos lutadores a seguirem os mesmos sonhos.

Reconhecimento

“Chegar até onde cheguei não foi fácil e o reconhecimento só aconteceu agora. Há anos a gente tem trazido resultados, em campeonatos nacionais e internacionais. Tenho sido uma referência, temos grandes atletas, que, assim como eu, vão ter o mesmo reconhecimento”, diz Adriana.

Adriana Araújo, que também é contemplada pelo Programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado, agradece pelo apoio que tem recebido. “Graças ao apoio da Bolsa Esporte, a gente tem conseguido trazer mais resultados para a Bahia e o Brasil”, complementa. A seleção baiana, formada por 19 atletas na competição participou do evento com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb.

Resultados finais do Brasileiro feminino:

48 kg: Érica Matos (BA) 25×6 Fernanda Andrade (DF)
51 kg: Cássia Fonseca (BA) 27×19 Glaura Gaiaralde (SC)
54 kg: Clélia Costa (SP) 39×6 Tatiana Chagas (DF)
57 kg: Elisângela Souza (TO) 25×15 Aline Silva (MS)
60 kg: Taynna Cardoso (DF) 20×7 Keila Braga (PA)
64 kg: Stephanie Rodrigues (DF) 34×32 Sara Varela (SP)
69 kg: Glauce Alves (PA) 18×16 Carolina Rodrigues (SP)
75 kg: Andréia Costa (BA) 20×13 Ellen Cristina Soares (SP)
81 kg: Eliana Dantas (BA) RSC-4° x Lorena Macedo (SE)
+81 kg: Nayara Silva (SP) 28×26 Thaina Santos (BA)

Resultados finais do Brasileiro juvenil masculino:

49 kg: Frank Souza (BA) 19×18 Renan Costa (PA)
52 kg: Carlos Henrique Silva (TO) 18×13 Malvedio Bonfim Neto (BA)
56 kg: Max Santos (SE) 23×21 Carlos Vitor Santos (BA)
60 kg: Joedison Teixeira (SP) RSC 3° x Matheus Correia (DF)
64 kg: Jhonatan Soares (SP) 25×11 Willian Santos (RJ)
69 kg: Arisson Tavares (BA) RSC-2° x Ariel Vilhalvo (MS)
75 kg: Matheus Almeida (SP) 28×13 Davi Stanford (SE)
81 kg: Klisman Simão (MG) RSC 2° x Élcio Oliveira (MT)
91 kg: Victor Araújo (SP) RSC 1° x Ícaro Santos (SE)
+91 kg: Jhonny Pereira (SP) x Axel Soares (MS)