Além de ser o único equipamento esportivo da América Latina iluminado por energia solar, o Estádio de Pituaçu, em Salvador, começou a receber os modernos refletores, que vão proporcionar uma economia de energia ainda maior. As obras de instalação dos novos equipamentos iniciaram na segunda-feira (29).

Os refletores possuem design mais apropriado à aplicação em estádios abertos, com ótica de precisão e alta tecnologia. Com quatro ângulos distintos de abertura e dispostos de forma eficiente para melhoria do rendimento do fluxo luminoso, os 104 projetores de vapor metálico de 2.133 W (watts) a serem instalados oferecerão uma maior e mais eficiente luminosidade do que os 192 com 220W existentes.

A iluminação média de Pituaçu é atualmente de 597 lux (quantidade de luz por metro quadrado). Com o novo sistema, passará para 1.200 lux, o que irá proporcionar maior qualidade para as transmissões televisivas. A substituição também promoverá homogeneidade da distribuição da iluminação.

A substituição de todos os projetores existentes no estádio por novos equipamentos é resultado de um convênio no valor de R$ 845 mil assinado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Superintendente de Desportos do Estado (Sudesb) e a Coelba.