Nesta quarta-feira (31), no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Simões Filho, foi realizado um Festival de Atletismo para pessoas com deficiência, que reuniu cerca de 120 participantes de sete instituições. O evento faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas pelo projeto Clínica de Esporte Adaptado, do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR). O objetivo do projeto é qualificar pessoas interessadas em atuar na área técnica dos esportes adaptados.

A atleta de arremesso de peso Sandra Regina valorizou o fato de participar de eventos como o campeonato. Ela já disputou diversas provas pelo Brasil e diz que o esporte deu forças para que continue a viver. “Veja a importância do esporte na vida dessas pessoas. Você notou o sorriso no rosto deles? Dá para sentir essa alegria e disposição de todos os participantes. A gente tem que partir desse principio: o esporte muda a vida das pessoas”.

Mesmo com o forte calor, o dia foi de muita alegria e descontração para os alunos, que participaram das provas de 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de pelota, salto parado e 50 metros, que foram realizadas na pista oficial de atletismo do Sesi.

Socialização

Segundo a professora de Educação Física do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD), Simone Quintela, das Obras Sociais Irmã Dulce, as atividades externas têm o objetivo de integrar e socializar. “Cuidamos de pessoas com múltiplas deficiências. Atendemos mais de 100 pessoas, e cerca de 40 participam de atividades com a gente. É importante trazê-los pra essa integração com outros meninos”.

Dando prosseguimento à programação do projeto, nos dias 24 e 25 de novembro serão realizadas clínicas de futsal e bocha, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ainda no mês de novembro, no dia 30, será a vez do Festival de Futsal, no Sesi de Itapagipe. Para finalizar, no dia 9 de dezembro, será realizada a ‘Caminhada Verão Especial – O Sol é Para Todos’, em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. O percurso será do Parque Atlântico, até o Jardim de Alah.