A praça Santiago Maior, defronte da orla fluvial de Juazeiro, à beira do Rio São Francisco, será, até domingo (7), o palco principal do ‘Tour Promocional do Judô’, que está percorrendo as cinco principais regiões do estado, levando informações sobre o Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012, que será realizado de 26 a 28 deste mês, em Salvador. 

Único mundial de elite realizado pela Federação Internacional do Judô (FIJ), o evento na Bahia será o primeiro dessa modalidade esportiva, depois das Olimpíadas de Londres, e também o primeiro da América, marcando oficialmente o início de um novo ciclo olímpico de preparação das equipes brasileiras para as Olimpíadas Rio 2016. 

Para a competição, em Salvador, 32 seleções já estão definidas. A expectativa dos organizadores é da presença de dois mil torcedores/dia e a participação de 350 pessoas, entre atletas e dirigentes, na arena provisória a ser montada na área externa do Gran Hotel Stella Maris, no bairro do mesmo nome.

As lutas das seleções femininas começam no sábado (27), enquanto as disputas masculinas serão no domingo (28). A divulgação do Mundial do Judô por Equipes pelas cidades baianas está sendo feita por técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Medalhistas olímpicos

O estande na Praça Santiago Maior, em Juazeiro, funciona das 8h às 20h. Na exposição da CBJ, os destaques são os 19 medalhistas olímpicos na história do judô brasileiro, com atração maior para os recém-premiados Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Rafael Silva, das Olimpíadas de Londres 2012.

Por sua vez, os treinamentos, chamados de ‘clínicas’, para crianças e adolescentes estão sendo realizadas dos 9 às 11h e das 14 às 16h, nas escolas Nossa Senhora das Grotas, Ludgero de Souza Costa, Caic Misael Aguilar, Joca de Souza Oliveira, Professora Maria de Lourdes Duarte, Escola Centro Social Urbano, Colégio Municipal Paulo VI, Educandário João XXIII e Escola Piloto de Mandacaru.