O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, alerta a população de Vitória da Conquista para a atuação de falsos fiscais do órgão no município. A gestora da Agência Regional do Ibametro, Rivalda Rocha, revela que a prática vem acontecendo no bairro Patagônia, região suburbana da cidade.

“Constatamos que falsos fiscais estão visitando as residências de moradores, dizendo-se representantes do Inmetro, e coagindo-os a efetuarem a troca das mangueiras e dos registros dos botijões de gás de cozinha, alegando que tais acessórios estão inadequados para uso”, informa Rivalda.

Segundo a gestora, os falsários estão cobrando uma taxa de R$130 para fazer a troca dos acessórios. “As principais vítimas são as pessoas humildes, sem muito acesso à informação”. A Agência Regional do Ibametro registrou a prática dos falsos fiscais na delegacia do município para as devidas providências.

O diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Edson Sales, informa que o Instituto não fiscaliza residências, em hipótese alguma. “No caso específico da mangueira e do registro do botijão de gás de cozinha, o Inmetro e seus órgãos delegados como o Ibametro fiscalizam o comércio para verificar se os produtos contêm a marca de conformidade do Inmetro, atestando a qualidade dos acessórios para uso”, esclarece.

Em caso de suspeitas, os consumidores deverão fazer a denúncia ao Disque Ibametro 0800.071.1888.