Os idosos fazem parte do grupo etário que mais cresce no país, segundo os estudos demográficos, sinalizando grande mudança na pirâmide populacional nos próximos 20 anos. No Dia do Idoso, celebrado nesta segunda-feira (1º), o Planserv – Assistência à Sáude dos Servidores Públicos do Estado – fez um balanço e constatou essa tendência em sua carteira de beneficiários.

De acordo com o levantamento, são mais de 90 mil beneficiários com mais de 60 anos, entre homens e mulheres, o que corresponde a 23% do total de 470 mil beneficiários. Para os idosos, o Planserv representa segurança, já que o avanço da idade não altera o valor da contribuição, como nos planos privados de saúde.

É na terceira idade que os probelmas de saúde tornam-se mais graves, exigindo procedimentos mais complexos e de alto custo, como as cirurgias ortopédicas e cardíacas. Há também pacientes graves que passam longos períodos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com total cobertura do Planserv.

“No Planserv, o idoso tem prioridade no atendimento, como prevê o Estatuto do Idoso”, destaca a coordenadora-geral do plano, Sônia Carvalho.