O QUE É: entrega da segunda etapa da Via Expressa.
LOCAL: canteiro de obras da Via Expressa no Acesso Norte (BR-324).
DATA: 25.10.12 (quinta-feira).
HORÁRIO: 8h30

Maior intervenção viária em área urbana sendo executada no Brasil, a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador, terá mais cinco viadutos liberados a partir desta quinta-feira (25), quando o governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entregam a segunda etapa da obra, em cerimônia no local, às 8h30.

Além de um viaduto executado na Rótula do Abacaxi, que ainda não estava sendo utilizado, serão liberados dois viadutos no Largo Dois Leões e mais dois viadutos na Baixa de Quintas. Dessa forma, será possível trafegar livremente, nos dois sentidos, da BR-324 até a Estrada da Rainha.

Os veículos que chegam a Salvador, pela BR-324, poderão trafegar pelo viaduto liberado na Rótula do Abacaxi em direção à Avenida Heitor Dias, evitando os congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis, e prosseguir pela via com destino ao Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e Estrada da Rainha.

Vias de acesso, retornos provisórios e placas de sinalização, além de uma rotatória, nas imediações da Ladeira do Paiva, facilitarão o deslocamento dos condutores que se dirigem aos bairros localizados na região, como Caixa d’Água, Pau Miúdo, Vila Laura e Sete Portas.

Com mais esta etapa realizada, totalizando mais de 80% dos serviços executados, cinco das sete frentes de trabalho da obra estão concluídas, faltando o trecho final da Estrada da Rainha e a conclusão dos túneis de acesso ao Comércio, na Soledade, com mais um viaduto que ligará o tráfego entre as Cidades Baixa e Alta.

A obra será totalmente concluída no primeiro semestre de 2013, quando o transporte pesado de carga será feito, exclusivamente, pela Via Expressa e os benefícios serão ainda maiores, já que o trânsito em avenidas como a Bonocô e a San Martin melhorará sensivelmente.

Com extensão de 4,3 quilômetros, a Via Expressa Baía de Todos os Santos representa um investimento de R$ 480 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recursos dos governos federal e estadual, e atende a uma importante demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro do Norte/Nordeste em movimentação de contêineres. A obra também induz a revitalização do Comércio, além de criar um novo acesso à Cidade Baixa.