As obras estruturantes para a convivência com a seca no semiárido baiano foram tema de balanço realizado, nesta terça-feira (2), pelo Comitê Estadual de Ações de Convivência com a Seca, em reunião no auditório da Casa Civil, no Centro de Administrativo da Bahia (Cab), em Salvador.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) expôs a situação de obras importantes para responder à falta de chuva no estado, como o sistema integrado de abastecimento de água de Irecê, que beneficiará 350 mil pessoas de 210 localidades, com previsão de conclusão para novembro deste ano. O sistema Serrinha/Coité também será finalizado em novembro, beneficiando 88 mil baianos. Outro destaque foi o sistema de Guanambi, com 96% de execução concluídos, que vai beneficiar 226 mil pessoas.

A perfuração de poços, executada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), deve ultrapassar a meta estabelecida para este ano, de 500 poços. Segundo estimativa da empresa, até o mês de dezembro, mais de 600 unidades serão perfuradas no estado. “Nosso objetivo é melhorar a produtividade, mas estamos acima da média de todo o país”, disse o presidente Bento Ribeiro.

Sobre os sistemas simplificados de abastecimento de água, também executados pela Cerb, o presidente informou que 266 foram concluídos de janeiro a agosto deste ano e que até dezembro a meta de 430 “certamente será alcançada”.

Suco de laranja

Além das obras, foi anunciada a doação de suco de laranja para as famílias em situação de insegurança alimentar. Segundo a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) BA/SE, Rose Pondé, quatro milhões de litros serão doados. Parte desse produto, 1 milhão de litros, está sendo colocada em um tipo de embalagem mais resistente ao transporte e armazenamento (tetra pak), evitando contaminação, para que seja disponibilizada. O restante será doado entre os meses de novembro e dezembro.