Com previsão de atendimento a 140 mulheres por dia, a ação de rastreamento do câncer de mama, que faz parte da mobilização ‘Outubro Rosa’, teve início nesta segunda (1º), em Salvador. A iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Voluntárias Sociais e governo federal, prossegue, nesta fase, até sexta-feira (5), tendo como foco o público feminino a partir dos 40 anos de idade.

Durante a abertura das atividades, na unidade que funciona no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, a titular da SPM, Lúcia Barbosa, falou sobre a importância da mobilização e do diagnóstico precoce da doença, uma das que mais mata mulheres, segundo as estatísticas. “Esta ação é importante porque conscientiza o público e fará a identificação de possíveis casos, encaminhando a mulher para tratamento e acompanhamento adequados”.

As mulheres interessadas devem comparecer ao campus da Uneb (Rua Silveira Martins, 2.555, Cabula), com original e cópia da identidade, além do cartão do SUS. Foi o que fez Ana Luiza Maia, moradora do local. “A dificuldade de realização dos exames faz muita gente desistir. Mas essa unidade móvel facilita. Vou indicar para minhas vizinhas”, disse, enquanto aguardava atendimento nas primeiras horas do dia.