Desde quinta-feira passada (25), quem trafega pela Via Expressa Baía de Todos-os-Santos economiza tempo graças à liberação de cinco novos viadutos. O trajeto entre a BR-324 e a Estrada da Rainha pode ser feito em poucos minutos. A constatação é do técnico em instalação Alex Leite, que enfrenta o trânsito da região diariamente e notou a diferença. “O deslocamento é bem menor e evita os congestionamentos no Largo dos Dois Leões. Gastei pelo menos 15 minutos a menos da BR-324 até aqui”, compara.

O primeiro viaduto liga a BR-324 à Avenida Heitor Dias, passando sobre a Rótula do Abacaxi. Nos Dois Leões, dois elevados ajudam a desafogar o trânsito fazendo a ligação com a região da Baixa de Quintas, de onde outros dois viadutos permitem chegar até a Estrada da Rainha. Os veículos que chegam a Salvador podem seguir direto para a região, evitando congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis.

O conjunto de viadutos concluiu a segunda etapa da maior intervenção viária em área urbana em execução no país. Cinco das sete frentes de trabalho foram finalizadas, correspondendo a 80% do cronograma de obras. Com entrega prevista para abril do próximo ano, a última etapa contempla um novo viaduto ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa, além do trecho final da Estrada da Rainha e três túneis de acesso ao Comércio.

“Clientes chegam com mais facilidade”

Dono de uma oficina próxima à Ladeira do Paiva, acesso ao bairro da Caixa D’água, Humberto Cabral está na expectativa pelos benefícios trazidos pela Via Expressa. Segundo ele, as melhorias já são percebidas. “O aspecto melhorou, já se consegue entrar aqui saindo da Rótula do Abacaxi, os clientes começam a chegar com mais facilidade”.

Na Baixa de Quintas, as obras incluem a pavimentação de passeios e ciclovias ao longo das vias laterais. Contenção de encostas estão sendo construídas em áreas como a do Cemitério Quinta dos Lázaros e de imóveis desapropriados para a execução da Via Expressa. O valor das indenizações para moradores e comerciantes chega a R$ 80 milhões, totalizando 650 desapropriações. Parte dos proprietários foi beneficiada com unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Os antigos congestionamentos da região da Rótula do Abacaxi foram solucionados com a entrega da primeira etapa da Via Expressa em 2010. Os seis viadutos facilitam o tráfego do Retiro ao Iguatemi. A intervenção também melhorou o acesso nos dois sentidos entre o Cabula e a Avenida Heitor Dias, interligado ao trecho liberado na última semana. O caminho foi feito pelo funcionário público Agustinho Lúcio, que aprova as melhorias. “Eu vim agora do Cabula e levei entre cinco e sete minutos até a Baixa de Quintas. Antes demorava de meia-hora a quarenta minutos”.

Quando estiver concluída, a Via Expressa vai contar com extensão total de 4,3 quilômetros. No total, o projeto inclui dez faixas de tráfego, sendo seis para veículos pequenos e quatro funcionando como um corredor exclusivo para o transporte de cargas entre o Acesso Norte e o Porto. Por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), os recursos investidos na obra somam R$ 480 milhões.