Com menos de um ano de funcionamento, a Casa da Cidadania já atendeu 16 mil moradores do bairro de Tancredo Neves e região. Somente no mês de setembro, foram quase três mil atendimentos, um recorde se comparado aos meses anteriores. O espaço foi criado para o desenvolvimento de um projeto pioneiro do Governo da Bahia, proporcionando à comunidade o exercício da cidadania e dos direitos humanos, por meio de serviços de qualidade e de ações comuns e transversais da SJCDH e demais secretarias estaduais e municipais.

Entre os serviços oferecidos estão cursos profissionalizantes e de artesanato, que tem entre suas participantes a dona de casa Euzení Oliveira. Mãe de um adolescente com paralisia cerebral, Euzení não podia trabalhar nem estudar porque tinha que dar toda assistência ao filho de 14 anos. Ao conhecer a Casa da Cidadania passou a participar das aulas de artesanato e hoje ganha dinheiro com a venda dos produtos.

“Eu não tenho condições de pagar ninguém para tomar conta do meu filho. Apesar de minha família ser grande, ninguém podia olhá-lo para mim, por ser muito agitado e precisar de tratamento especial”. Segundo ela, vivia presa, cuidando da casa ou levando o menino ao médico. “Eu estava estressada, com a autoestima baixa”.

Produtos

Segundo Euzeni, quando procurou a Casa da Cidadania para tratar do cadastro do Bolsa Família, foi incentivada a fazer os cursos. “Por ser perto de minha casa, comecei a participar. Já fiz informática, aprendi a fazer flores artificiais e agora de biscuit. Estou vendendo meus produtos e ajudando no orçamento doméstico”, conta.

Enquanto Euzení aprende a fazer biscuit, o seu filho fica na sala de informática. “Ele aprendeu algumas coisas, como jogar. Ele adora jogos e fica lá até terminar minha aula. É incrível como ele fica quietinho, se estivesse com alguma pessoa que não fosse eu, estaria gritando e até tentando fugir, como já ocorreu diversas vezes”, relata Euzení.

Vários serviços em um único lugar

A Casa da Cidadania, coordenada pela SJCDH, foi inaugurada em novembro de 2011. A secretária Eliacy Costa diz que resolve diversas pendências no local. “O melhor é que fica próximo da minha casa. Antes, eu tinha que ir para o centro da cidade, gastava dinheiro de transporte e ficava em filas intermináveis. Aqui tem vários serviços em um único lugar, é rápido e ainda posso vir andando”, disse.

De acordo com o secretário da SJCDH, Almiro Senna, entre os serviços mais procurados estão o de cadastro no Bolsa Família, oferecido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), com 6.711 atendimentos, e os de mediações de conflitos e formalização de acordos sobre questões processuais referentes a alimentos, oferecidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que foi procurado por 2.394 pessoas.

Segundo Senna, a iniciativa faz parte do programa Pacto pela Vida, que integra segurança pública com cidadania. “Aqui, os atendimentos são feitos de forma eficiente e, tomando como exemplo o sucesso da Casa da Cidadania de Tancredo Neves, estamos preparando uma proposta para que outros bairros de Salvador sejam beneficiado com esse tipo de serviço”, afirmou Senna.

Outros serviços

No local funcionam os postos do Procon, órgão da SJCDH que tem a função de orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. Também no espaço, o projeto Justiça Comunitária, da SJCDH, capacita agentes comunitários de mediação de conflitos e promove a convivência sem violência, prestando orientações à comunidade. A população ainda conta com a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para saber a opinião dos baianos sobre o atendimento prestado pelas polícias Militar, Civil e Técnica.