Os fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), participaram na última quarta-feira (24) de fiscalização em um posto de gasolina, no centro de Salvador, como última atividade do curso de ‘Fiscalização de Combustíveis’, ministrado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em parceria com o órgão.

Além da qualidade dos combustíveis e marcadores das bombas, foi verificado também se o estabelecimento possuía exemplar do Código de Defesa do Consumidor, e se dispunha de um ‘chefe de pista’ – pessoa preparada para medir a qualidade do combustível e tirar dúvidas dos clientes. O curso teve duração de dois dias e qualificou os agentes para atuar em defesa do consumidor nas próximas operações conjuntas dos órgãos.

Durante as aulas práticas e teóricas, os fiscais do Procon-BA foram orientados sobre como verificar a qualidade do combustível e a quantidade do produto nas bombas. “É importante que os fiscais do Procon-BA estejam cada vez mais qualificados para atuar em defesa do consumidor”, ressaltou a superintendente do órgão, Gracieli Leal.

O consumidor que tiver alguma denúncia sobre venda de combustível adulterado poderá ligar para o telefone 3322-5275 ou enviar um e-mail para denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.