Estudantes baianos de 63 municípios, inclusive Salvador, participaram da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), ministrada nesta terça-feira (2), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital baiana, por meio de videoconferência com transmissão simultânea.

Neste segundo semestre, mais de seis mil jovens baianos serão contemplados pelos dois programas. O Pronatec beneficiará 5.673 estudantes do ensino médio com 55 cursos de formação profissional em 63 municípios dos 27 territórios de identidade do estado. Já o Projovem Urbano, atenderá 873 estudantes em Salvador.

O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores e intensifica o projeto de expansão de escolas técnicas em todo o país.

Grande chance

“É uma grande chance que temos para nos profissionalizar e nos inserir no mercado de trabalho. Nós jovens temos muitas dificuldades de encontrar emprego por conta da falta de experiência e também por não termos um curso de qualificação”, afirmou a estudante do curso de montagem e manutenção de micros, Juliana Gomes, 17 anos.

De acordo com informações do superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, os cursos oferecidos pelo Pronatec atendem a necessidade do mercado de trabalho de cada região do estado.

Segundo ele, com a qualificação há um reforço da mão-de-obra em empreendimentos importantes desenvolvidos no estado, como o Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014 e das políticas estaduais de interiorização da saúde, agricultura, trabalho, esporte e cultura, além das demandas territoriais específicas.

O Projovem Urbano, do governo federal em parceria com os estados, beneficiará jovens entre 18 e 29 anos, que se encontravam fora da escola. Em Salvador, as aulas vão ocorrer em unidades localizadas nos bairros de Lobato, Periperi, Cajazeiras, Pero Vaz, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Boa Vista de São Caetano.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, explica que os estudantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 100. Ele informa ainda que por meio do programa, os alunos são preparados para o mercado de trabalho.