Cerca de 50 brigadistas e mais de 40 bombeiros debelaram na quinta-feira (25) o foco de incêndio do Parque Estadual das Sete Passagens, localizado no município de Miguel Calmon. A ação faz parte do Programa Bahia sem Fogo do Governo do Estado que, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, visa combater as queimadas nas regiões da Chapada Diamantina e oeste do estado.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ainda não é possível precisar com exatidão a área que foi atingida pelo fogo, mas já não apresenta perigo.

A técnica de fiscalização preventiva do Inema, Fabíola Cotrim, informou que o fogo foi controlado, mas os brigadistas ainda continuam no local como ação preventiva. "O trabalho agora é de monitoramento dentro e no entorno do parque".

Além das ações dos brigadistas por terra, a ação conta com dois aviões e helicópteros que jogam três mil litros de água, cada um. Atualmente os focos de incêndios estão concentrados nas regiões de Piatã, Abaíra, Andaraí, Mucugê, Lençóis e Morro do Chapéu. Já na região oeste os focos de incêndios estão em Formosa do Rio Preto, Barra da Estiva e Riachão das Neves.

O Parque

O Parque Estadual das Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Calmon, inserido na Bacia hidrográfica do rio Itapicuru. Possui uma área estimada de 2.821 ha que abriga potencial hídrico de grande importância local, por estar situado no polígono das secas. Constituindo um dos remanescentes da Mata Atlântica, o Parque caracteriza-se como Refúgio Biológico, possuindo áreas com exuberante vegetação, alta diversidade de flora e fauna.