Mais de 60 quilos de material reciclável, entre papel e papelão, gerados durante a 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (3ª Cema), no período de 15 a 17 de outubro, foi destinado à Cooperativa de Coleta Seletiva e Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet). A ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) visa, além da destinação correta, colaborar com o trabalho de geração de renda e inclusão social de catadores de material reciclável.

Segundo a técnica da Secretaria Executiva dos Colegiados (Secex) da Sema, Iala Queiroz, além da preocupação com o destino ecologicamente correto dos resíduos sólidos gerados na 3ª Cema, a ação pretende, sobretudo, contribuir com a reestruturação do galpão da cooperativa, que sofreu com um incêndio ocorrido em setembro deste ano, causando grande perda no processo de produção da cooperativa.

A destinação correta do material produzido durante eventos oficiais tem sido pauta de conversas entre a Camapet e o Governo do Estado. “No caso da Sema, o mais importante não foi a quantidade do material doado, e sim a preocupação do órgão com a destinação correta dos resíduos. O material doado será incorporado ao nosso processo produtivo. Saudamos a iniciativa da secretaria”, comemora Joilson Santana, presidente da Camapet.

Camapet

Há 12 anos localizada na Baixa do Fiscal, em Salvador, a cooperativa, que conta com 26 catadores de material reciclável, desenvolve um trabalho de resgate da autoestima, geração de renda e inclusão social. As empresas interessadas em fazer a entrega do material reciclável e contribuir com o trabalho de coleta seletiva da cooperativa podem entrar em contato através do (71) 3313-5542.