A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio da Câmara de Compensação Ambiental, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Projeto Corredores Ecológicos, iniciou chamamento público, visando contratar instituições especializadas em desenvolver metodologia de graduação de impacto ambiental geradas por empreendimentos.

As empresas e entidades interessadas têm até o dia 25 de outubro para apresentarem propostas, conforme termo de referência. De acordo com a coordenadora de Gestão de Fundos (Cogef) da Sema, Tatiany Oliveira, a elaboração do estudo é necessária para definir o grau do impacto causado pelos empreendimentos e o percentual para pagamento da compensação ambiental.

“A execução do estudo é peça chave para implementar a compensação ambiental no processo do licenciamento no Estado. A metodologia definirá, com precisão, o impacto causado pelo empreendimento”, afirmou Tatiany. A partir da contratação da empresa ou instituição, a previsão é que a metodologia seja elaborada no prazo de 100 dias.