Para acompanhar as ações na área social realizadas nos bairros que possuem uma base comunitária de segurança, a Câmara Setorial de Prevenção Social, do programa Pacto Pela Vida, realizou, nesta segunda-feira (29), a primeira reunião itinerante. O evento, ocorrido na Base Comunitária de Segurança no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, reuniu policiais militares, lideranças das comunidades que fazem parte das três bases do complexo do Nordeste (Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Nordeste) e membros das secretarias de Estado.

De acordo com a representante da coordenação da Câmara Setorial de Prevenção Social, Luciana Santos, os encontros vão ser realizados em todas as localidades que têm base comunitária, como Calabar, Fazenda Coutos, Bairro da Paz e Rio Sena. Ela explica que é feito um levantamento das necessidades da comunidade com a finalidade de planejar e organizar as ações sociais.

Entre as ações desenvolvidas nas localidades está a implementação dos mutirões sociais, que consistem em ações de documentação civil e básica, inscrição em programas, como o Bolsa Família, capacitação profissional e atendimentos de saúde, como mamografias e rastreamento de catarata.

Balanço

Para o comandante das bases do Complexo do Nordeste, major PM Marcelo Barbosa, a integração da segurança com programas sociais tem dado bons resultados. Segundo ele, houve uma redução de 50% no índice de criminalidade na região.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já instalou dez bases comunitárias de segurança, sete em Salvador, uma em Lauro de Freitas, na região metropolitana, e duas no interior, em Feira de Santana e Itabuna. A próxima será implantada em Vitória da Conquista. Locais onde a criminalidade tinha grande influência, hoje são controlados pela polícia e voltaram a ser frequentados pela população.