A Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS) do Programa Pacto Pela Vida (PPV) promove a primeira reunião itinerante na segunda-feira (29), às 14h, no Colégio Carlos Santana II, no bairro do Nordeste de Amaralina. Os encontros vão contar com a presença de policiais militares das bases comunitárias de segurança, das lideranças das comunidades e representantes das secretarias de Estado que fazem parte do PPV. Além disso, será apresentado um balanço entre as ações pactuadas na escuta feita na comunidade e as executadas pelas secretarias.

Segundo a representante da coordenação da Câmara, Luciana Santos, “as reuniões vão aproximar a CSPS das bases de segurança, fazendo um monitoramento participativo do programa”. A Câmara Setorial de Prevenção Social já realizou 51 reuniões periódicas desde 21 de novembro de 2011, com o objetivo de articular, planejar e organizar as ações sociais, dentro das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps).

Um dos resultados das reuniões periódicas é a implementação dos mutirões sociais, que consistem em ações de documentação civil e básica, inscrição em programas, como o Bolsa Família, capacitação profissional e atendimentos de saúde, como mamografias e rastreamento de catarata.

Outra iniciativa promovida pela CSPS é a provocação da Câmara Setorial de Articulação dos Poderes, a fim de constituir grupo de trabalho para tratar da regularização das terras nas áreas do PPV. A ação resultou em um diagnóstico sobre a situação fundiária, contando com a participação da comunidade e dos órgãos governamentais na elaboração do documento.