A Bahia quer ser incluída como roteiro turístico e cultural, além de estabelecer novos laços de cooperação com os cinco países do Mercosul. A reivindicação foi apresentada, nesta quarta-feira (31), em Porto Alegre (RS), pelo secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, na reunião dos Coordenadores Nacionais do Foro Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR).

Schmidt defendeu a integração da Bahia nas ações previstas no Plano de Ação do FCCR nas áreas da cultura, turismo e comércio. O novo Plano de Ação, elaborado pelos coordenadores do FCCR junto aos representantes dos estados e municípios, será apresentado durante a Cúpula do Mercosul, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2012, em Brasília (DF), quando o Brasil encerra a presidência pro-tempore do bloco, passando-a para o Uruguai.

Antes, em novembro de 2012, em data a ser confirmada, será realizado, em Salvador (BA), com a presença do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do governador Jaques Wagner, o seminário "Mercosul: Novas Perspectivas". O evento tem por objetivo analisar o posicionamento do Mercosul no atual cenário internacional, bem como debater os desafios e oportunidades criados pela adesão da Venezuela ao bloco, especialmente nas áreas de desenvolvimento social, expansão comercial e integração produtiva.

Em 2008, na cúpula de Chefes de Estado, na Costa do Sauípe (BA), foi aprovada, entre os acordos, a Agenda de Trabalho Decente, que recebeu respaldo e elogios da Organização Mundial do Trabalho (OIT).