Estimativa do Instituto Nacional do Câncer indica que em 2012, na Bahia, cerca de 2.110 novos casos de câncer de mama serão registrados. Para chamar a atenção das mulheres para essa doença e comemorar a iniciativa da campanha Outubro Rosa, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) promove, desta quarta-feira (3) até o dia 26, palestras para pacientes e acompanhantes da unidade, voltadas para o esclarecimento sobre a doença.

Nesta quarta-feira (3) e no próximo dia 16, às 14h, na Recepção 2, a mastologista Isabella Serafim faz palestra sobre a detecção precoce do câncer de mama; nos próximos dias 5, 19 e 26, às 8h e na Recepção 2, será a vez da mastologista Lorena Cristiane Almeida; nos próximos dias 9 e 23, às 7h45, na Recepção 2, a mastologista Lilian de Sá também falará sobre a doença.

O Cican, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, realiza diariamente mais de 1.200 procedimentos relativos a pessoas que necessitam de tratamento para a doença. Depois da triagem, os pacientes são encaminhados para exames laboratoriais e de bioimagem, como tomografia, ultrassonografia e raio-x, consultas ambulatoriais, quimioterapia e cirurgias, quando necessário.