Dez municípios da Bahia foram listados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como em situação de risco ou alerta para ocorrência de dengue no próximo verão. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (3), durante a reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Os dez municípios que correm o risco de enfrentar uma epidemia no próximo verão são: Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas, por concentrarem 44,8% das notificações do estado. “Precisamos unir esforços, envolver a população para uma atitude cidadã”, ressaltou Elisabeth França, Coordenadora do Grupo Técnico Ampliado da Sesab.

Na reunião, representantes das instituições-membro apresentaram o conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas nos últimos quatro meses. Dentre outras ações, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea), durante as fiscalizações nas obras, verificou possíveis situações de reprodução do mosquito, orientando os proprietários e funcionários.

Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o comitê tem como finalidade a elaboração de novas propostas relacionadas à prevenção, por meio de mobilização social, e é presidido pela Sesab, com a assessoria técnica e operacional da Flem.

Neste ano, até 29 de setembro, foram notificados 66.684 casos de dengue na Bahia, correspondendo a um aumento de 30,81% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 50.974 casos. Até o momento, 401 (96,2%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.