A Fundação Hemoba convoca doadores voluntários a comparecerem a suas unidades, devido a uma queda nos estoques de bolsas de sangue. A Hemoba enfatiza que a doação de todos os tipos sanguíneos é necessária, e que é crescente a demanda das unidades hospitalares de todo o estado.

Em Salvador, a população pode se dirigir aos seguintes endereços verificando o horário de atendimento: ao Hemocentro Coordenador, na Ladeira do HGE, Av. Vasco da Gama, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30 ou no sábado, das 7h30 às 12h30.

No Hospital do Subúrbio, a doação pode ser feita às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30. No Hospital Santo Antônio/ Obras Sociais Irmã Dulce, as doações são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. Outra opção é o Hemóvel, localizado na Avenida São Cristóvão, s/n, em frente à Delegacia Civil de Itinga, nas quarta e quinta-feira (24 e 25), das 8h às 16h.

Critérios

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas duas horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Não pode doar quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.