Diante da grande demanda de bolsas de sangue e de hemoderivados e do baixo estoque nas unidades hospitalaress públicas, a equipe de captação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) solicita aos doadores de sangue que compareçam a uma das de suas unidades para fazerem a doação.

A equipe informa que nesta sexta-feira (12), devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Hemoba não funcionará, retornando às suas atividades normais no sábado (13). Em Salvador, os doadores podem se dirigir à sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 7h30 às 12h30.

Além disso, quem tiver interesse em fazer doação na capital pode também se dirigir ao Hospital do Subúrbio, às segundas, quartas e quintas, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30, e ao Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h30 e das 13 às 16h.

Condições para doar

Para fazer a doação, é necessário que o interessado esteja em boas condições de saúde, pese acima de 50 quilos, tenha entre 16 e 67 anos. Sendo menor de idade, são necessárias a autorização formal e a presença do responsável.

Os médicos recomendam ainda que o pretenso doador esteja bem alimentado, tenha dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não tenha fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos. A equipe de captação lembra ainda que não pode doar sangue quem estiver gripado ou com febre.

A mulher grávida, em amamentação ou no período de três meses após o parto, também não pode doar, o mesmo acontecendo com aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. No momento da doação é obrigatório a apresentação de documento de identificação original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.