Pacientes atendidos no Hospital Regional de Guanambi (HRG) já contam com o Serviço de Internação Domiciliar (ID). O novo serviço no hospital foi inaugurado nesta terça-feira (2) e terá capacidade para atender até 60 pacientes. A equipe é formada por 14 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, assistente administrativo e motoristas.

Para o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, a internação domiciliar tem um impacto tão grande quanto a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois representa um salto de qualidade na tecnologia da assistência. Para se ter ideia, todas as unidades de internação domiciliar representam juntas algo em torno de 960 leitos. Isso representa três vezes a capacidade do Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Segundo o diretor do Hospital Regional de Guanambi, Ariovaldo Boa Sorte, a estimativa é de que 10% dos pacientes da unidade sejam transferidos para a internação domiciliar. “Com a ID, levamos os cuidados hospitalares para a casa do paciente”, disse o diretor.

Redução das taxas riscos de reinternação e de infecção hospitalar

O serviço de Internação Domiciliar visa disponibilizar para a população ações de saúde a serem prestadas no domicílio do paciente, tendo como meta humanizar os atendimentos, reduzir a hospitalização desnecessária, a taxa de reinternação e diminuir os riscos de infecção hospitalar. O internamento é destinado a pacientes com quadro clínico que possam ser assistidos em casa por uma equipe de saúde específica.

O secretário visitou à unidade e falou que em breve retornará para anunciar a ampliação. A nova ala contará com novos leitos, aumentando a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados. Participaram do evento o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Gisélia Souza, e a diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira.