As gestantes de Lauro de Freitas ganharam mais uma opção para a hora do parto, com a inauguração nesta sexta-feira (5) de uma Maternidade na cidade. Nesta primeira etapa, entram em funcionamento oito suítes, com toda infraestrutura para realização de parto normal humanizado. A segunda etapa, que já tem projeto pronto, prevê a ampliação com construção de centro cirúrgico.

A unidade faz parte da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e foi construído em parceria pelo Estado, Município e União. A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, além de moradores e gestantes.

Inicialmente a maternidade atende mulheres grávidas que tenham realizado o acompanhamento pré-natal e não apresentem risco de complicações no parto. A estrutura de atendimento foi pensada para proporcionar a essas parturientes, a possibilidade de um parto acolhedor, ao lado da família e com todo o conforto.

“É um atendimento mais próximo, com a participação do familiar e tudo para que a mãe se sinta em casa. Ela vem, fica aqui, tem o filho e permanece ao lado dele até a alta, mas sem perder o rigor técnico”, explicou a assessora técnica da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Sandra Eli.

Grávida de oito meses e se preparando para o momento do parto, a dona de casa Mônica Correia visitou a Maternidade de Lauro de Freitas nesta sexta. Ela aprovou a qualidade das instalações e pretende ter filho na nova unidade. “É tudo que uma mãe quer para o seu parto, estar num lugar agradável, com um parente do lado e com bons profissionais de saúde”.