Em sua terceira edição, o Programa Acadepol Itinerante vai capacitar, no período de 9 a 19 de outubro, 30 servidores policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, das delegacias que compõem a 13ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Seabra, oeste da Bahia. Até o final do ano, serão capacitados mais de 400 servidores. Outras três coordenadorias já têm oficinas previstas em outubro, novembro e dezembro: 4ª Coorpin, em Santo Antônio de Jesus, 22ª Coorpin, em Guanambi, e 18ª Coorpin, em Paulo Afonso, respectivamente.

Um workshop, de 9 a 11, vai abrir a programação em Seabra, que segue com aulas práticas e teóricas nas áreas de planejamento operacional, inteligência de segurança pública, analise criminal – boletim de ocorrência e polícia comunitária. Profissionais e especialistas da área de segurança pública estarão à frente das aulas, entre eles o delegado-geral Hélio Jorge Paixão e as delegadas Heloísa Brito, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e Kátia Brasil, coordenadora do Centro de Estatística da Policia Civil (Cedep).

Segundo a diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegada Patrícia Barreto, o objetivo do programa é capacitar o maior número possível de servidores policiais, aprimorando técnicas e qualificações, sem a necessidade de deslocá-los de sua região de atuação para a capital. “Os cursos ministrados no Programa são organizados de forma a atender às necessidades e o perfil de cada região”, explica a delegada.

Polícia Militar também participou da iniciativa

A estreia do programa foi realizada em Porto Seguro, quando, no período de 20 e 24 de agosto deste ano, 137 servidores policiais, lotados nas delegacias que compõem a 23ª Coorpin, com sede em Eunápolis, puderam aprimorar seus conhecimentos sobre temas como busca e coleta de dados, segurança orgânica, qualidade de atendimento – boletim de ocorrência e tiro policial. Cada Coorpin realiza, inicialmente, o seu planejamento estratégico, montando o curso de acordo com suas necessidades, apontando as áreas que precisam ser aprimoradas.

A segunda turma aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de setembro, na 15ª Coorpin, em Serrinha, e contou com 77 inscritos, dos quais 15 foram soldados e oficiais da Polícia Militar, que também foram certificados pela Acadepol. Uma das oficinas abordou o tema atuação da polícia civil em grandes eventos, preparando os policiais para atuarem durante a tradicional Vaquejada de Serrinha.