Para esclarecer os policiais e a população sobre os danos causados pelas drogas lícitas e ilícitas, a Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev) da Secretaria da Segurança Pública, por meio do Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (Nead), promoveu nesta quarta-feira (31) mais uma edição do Ciclo de Palestras e Debates, que foi iniciado em maio, sempre na última quarta do mês, e termina em novembro próximo.

O Nead presta assistência à saúde dos policiais, que utilizam drogas lícitas ou ilícitas. “Com a identidade preservada, nossos servidores são tratados. Todas as grandes empresas privadas trabalham com este sistema. Isso garante um melhor rendimento nas ruas, além de livrar as famílias de tão maléfica dependência”, explica o coordenador da Sprev, capitão PM Elsimar Leão.

Segundo ele, uma palestra sobre a origem da droga e as consequências para quem usa, serve como prevenção e permite ao policial lidar melhor em situações em que envolvam dependentes.

Desta vez, o palestrante foi o psicólogo e professor João Martins, integrante do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia. Ele fez uma contextualização, ressaltando que, nas décadas de 80 e 90, o tráfico de drogas ganhou uma projeção internacional e detalhou quais as substâncias utilizadas nas drogas sintéticas e as consequências.